segunda-feira, 6 de Maio de 2024  02:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Molotoff

Molotoff

Comece por bater as claras. Quando estiverem meio batidas, junte 2 colheres de açúcar e continue a bater sem parar até ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-09-2013

Aulas começam com Novo Programa de Matemática e metas curriculares



Enquanto muitos professores contratados ainda procuram uma escola para dar aulas, os estudantes já estão preparados para um novo ano lectivo. Em alguns estabelecimentos particulares as aulas já começaram, no entanto nas públicas irão iniciar-se entre hoje e 16 de Setembro. As regras são, contudo, iguais para todos: os alunos do 4º ano terão de realizar provas nacionais a Português e a Matemática.
No ano passado, quase 107 mil alunos realizaram pela primeira vez estas provas, com um peso de 25 por cento. Este ano vão contar 30% para a nota final e espera-se que a média nacional seja melhor. O resultado médio na prova nacional de Português foi de 49% e na de Matemática de 57%.
Este ano, outra das novidades é a aplicação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB) nas turmas dos alunos do 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos. Estes estudantes serão os primeiros a experimentar o polémico programa, que vai substituir progressivamente o que ainda estava em vigor.
Assim que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou um novo PMEB, professores e associações que representam os matemáticos criticaram a opção, lembrando que o programa então existente estava em vigor apenas desde 2007.
Segundo a presidente da Associação Professores de Matemática, Lurdes Figueiral, alguns dos manuais adoptados ainda não estão disponíveis e, por isso, muitos docentes não conhecem os livros que irão usar na sala de aula.
Para os professores de Matemática, o MEC deveria ter optado por avaliar e melhorar o programa que já existia e que, só no passado ano lectivo, começou a ser dado no 9.º ano. No entanto, em declarações à agência Lusa um dos autores do PMEB, o professor Carlos Grosso, recusou a ideia de se tratar de um "novo" programa, uma vez que "em termos de conteúdo é muito semelhante ao que existia".
O novo programa de matemática segue as novas metas curriculares estabelecidas pelo actual executivo. Mas o MEC não se limitou a alterar estas metas, que é o que define o que os alunos devem saber no final de cada ano ou de cada ciclo.
No ensino básico, as metas para Português e Matemática começam a ser aplicadas com carácter obrigatório este ano e serão aplicadas progressivamente até ao final do ano lectivo de 2014-2015.
Já as restantes metas curriculares para as várias disciplinas e anos de escolaridade ganharam carácter obrigatório no ano passado e vão introduzir-se de forma progressiva até 2017-2018.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®